A questão pode ser melhorada: Quem sua empresa quer atingir com seus produtos ou serviços?
O “Onde” nos parece cercado de obviedade uma vez escolhida a “praça” a ser desenvolvida. Mas só isso não é suficiente!
A figura do “International Developer” agindo por sua empresa se torna ineficaz se seu branding for muito global e pouco local. Vamos dar o exemplo de onde nossa base está estabelecida, na Catalunha. O Catalão tem linguagem própria, tradições imutáveis, apesar da entrada a fórceps de uma inevitável globalização.
Mas costumamos pensar que tudo que se tem que forçar é porque não é do seu tamanho, e esta deveria ser a premissa de toda empresa que se pretende pronunciar como pertencente à região da Catalunha, e nela, Barcelona e seus vizinhos de províncias. Alguns novos clientes tem nos procurado na correção deste rumo e estamos ajudando com relativo sucesso. Não foram alertados antes desta realidade de mercado!
Quando pensamos em Branding Global, logo nos vem a Coca Cola ou o Mc Donald’s de pronto em nosso inconsciente. Mesmo aqui estas grandes empresas passam por permanentes adequações de linguagem a fim de conquistar seu espaço neste concorrido mercado, em especial destes novos tempos pós isolamento por um inesperado vírus.
O QUE SUA MARCA DEVE PRESERVAR GLOBALMENTE ?
- É tudo o que sua marca não pode “perder” em identidade, seus pontos mais fortes, sua visibilidade global.
O QUE DEVE SER ADAPTADO LOCALMENTE ?
- Costumes, crenças, escutar demandas de clientes, de parceiros comerciais, estratégias de atingimento e engajamento, aumento de taxas de conversão em atendimento direto e efetivo.
- Participar da cultura comercial local, agir corporativamente, paretto (80/20), associativismo.
PARA METAS INTELIGENTES DE CONVERSÃO:
- DIAGNÓSTICO DE SUPORTE
Visão mais assertiva das ações a serem tomadas por sua marca.
- MARKETING GLOBAL – os 4 “Ps”
Pessoas de todos os lugares querem a combinação de PREÇO, PRODUTO, PRAÇA E PROMOÇÃO.
- ATENÇÃO DE INVESTIDORES GLOBAIS
Grande conglomerados, grupos, empresários e investidores aportam em marcas exitosas. Querem crescer na mesma “onda mercadológica”. Mas precisam de suporte e de bases locais sólidas para esta tomada de decisão, além de segurança jurídica e comercial. Em novos tempos, Novas estratégias. (“Ovos em várias cestas”)
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PENSE AIBBE. PENSE GRANDE! EXPANDA SEUS HORIZONTES