Você vai conhecer como a sua cidade pode navegar por este imenso mar de oportunidades encontrando sua cidade irmã com características bem similares a sua. O Legado que um visionário gestor público deixa quando insere sua cidade neste tipo de programa é perceptível a curto, médio e longo prazos.
O conceito de Cidades Irmãs nasceu após a segunda grande guerra, pelos idos de 1950, onde as Cidades com similaridades, potencializaram sua recuperação, uma emprestando à outra inteligência, recursos técnicos, gerando negócios, mantendo a cultura viva. Não se trata de um “invento” novo. É uma forma de geração de oportunidades, normalmente com vantagens aos dois lados. Em alguns casos 3 ou mais cidades podem participar de um Acordo de Cooperação. Todos ganham. Importante é que seu município esteja pronto para esta nova etapa de crescimento, mantendo seu comitê de irmanamento sempre ativo com o da sua cidade irmã, ponderando resultados, gerando negócios, convênios, intercâmbios.
Muitos dirão: “ah, mas isso não sabemos fazer. Como iremos preparar nosso município para outra realidade, língua diferente, leis diferentes…”
Para isso os Termos de Cooperação servem. Eles alinham eventuais arestas técnicas e conceituais. E se o seu município não sabe ainda como se preparar, ou mesmo encontrar sua cidade irmã, a AIBBE Internacional faz esta aproximação, prepara os municípios para que conversem os termos deste acordo, fazemos o media training, um EAD completo de gestão de Sister Cities, as adaptações para a percepção e recepção de negócios e oportunidades, até o auxílio na construção do projeto de lei e a dotação orçamentária. Esta etapa leva até 180 dias de intenso trabalho.
E depois que conseguir sua cidade irmã? Como prosseguir nos propósitos, como medir as etapas?
A AIBBE tem sua base em Barcelona, mas tem unidades de apoio na Alemanha, no Canadá e em Cingapura. Seu município poderá gerar um contrato internacional de prestação de serviços onde iremos planejar cada passo dentro de linha de 60 meses desta outra modalidade de contratação. Seu Município sempre estará bem assessorado e isso independe de eventuais transições na sua Cidade.
Temos um e-book que mostra os primeiros passos. Quer conhecer? Entre em contato com a gente! Nossa equipe no Brasil poderá atendê-lo presencialmente (sob demanda) ou por vídeo conferencia. É só agendar.