Global Branding ou Local Branding? Como sua empresa deve se posicionar no Mercado Europeu?

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A questão pode ser melhorada:  Quem sua empresa quer atingir com seus produtos ou serviços?

O “Onde” nos parece cercado de obviedade uma vez escolhida a “praça” a ser desenvolvida.  Mas só isso não é suficiente! 

A figura do “International Developer” agindo por sua empresa se torna ineficaz se seu branding for muito global e pouco local.   Vamos dar o exemplo de onde nossa base está estabelecida, na Catalunha.  O Catalão tem linguagem própria, tradições imutáveis, apesar da entrada a fórceps de uma inevitável globalização.

Mas costumamos pensar que tudo que se tem que forçar é porque não é do seu tamanho, e esta deveria ser a premissa de toda empresa que se pretende pronunciar como pertencente à região da Catalunha, e nela, Barcelona e seus vizinhos de províncias.  Alguns novos clientes tem nos procurado na correção deste rumo e estamos ajudando com relativo sucesso.  Não foram alertados antes desta realidade de mercado!

Quando pensamos em Branding Global, logo nos vem a Coca Cola ou o Mc Donald’s de pronto em nosso inconsciente.  Mesmo aqui estas grandes empresas passam por permanentes adequações de linguagem a fim de conquistar seu espaço neste concorrido mercado, em especial destes novos tempos pós isolamento por um inesperado vírus.

O QUE SUA MARCA DEVE PRESERVAR GLOBALMENTE ? 

  • É tudo o que sua marca não pode “perder” em identidade, seus pontos mais fortes, sua visibilidade global.

O QUE DEVE SER ADAPTADO LOCALMENTE ?

  • Costumes, crenças, escutar demandas de clientes, de parceiros comerciais, estratégias de atingimento e engajamento, aumento de taxas de conversão em atendimento direto e efetivo.
  • Participar da cultura comercial local, agir corporativamente, paretto (80/20), associativismo.

PARA METAS INTELIGENTES DE CONVERSÃO:

  • DIAGNÓSTICO DE SUPORTE

Visão mais assertiva das ações a serem tomadas por sua marca.

  • MARKETING GLOBAL – os 4 “Ps

Pessoas de todos os lugares querem a combinação de PREÇO, PRODUTO, PRAÇA E PROMOÇÃO.

  • ATENÇÃO DE INVESTIDORES GLOBAIS

Grande conglomerados, grupos, empresários e investidores aportam em marcas exitosas.  Querem crescer na mesma “onda mercadológica”.  Mas precisam de suporte e de bases locais sólidas para esta tomada de decisão, além de segurança jurídica e comercial.  Em novos tempos, Novas estratégias.   (“Ovos em várias cestas”)

Quer conhecer mais deste nosso artigo sobre MARKETING GLOBAL & LOCAL quando pensar na Internacionalização de sua organização?  Temos um e-book somente sobre este tema!  

Entre em contato com nossa equipe.  Será um prazer atendê-lo!

PENSE AIBBE.  PENSE GRANDE!  EXPANDA SEUS HORIZONTES

Hamilton Lyra

Hamilton Lyra

Sobre - Hamilton Lyra Adriano - 56 ANOS
Iniciou vida profissional em empresa familiar ligada ao comércio e com tradição em Florianópolis.

Aos 18 monta sua primeira empresa, Naturalife Sportwear
Aos 22 segue carreira na Localiza Rent a Car, franquia estadual por 12 anos

Aos 34 entra para o Grupo Habitasul gerenciando o Jurerê Open Shopping reedificando o conceito que até hoje perdura de Life Style em shopping aberto, sendo o primeiro empreendimento aberto a se associar na ABRASCE

Aos 38 abre a ShopConsult Marketing & Eventos com a expertise adquirida em suas experiências anteriores em eventos, em imagem corporativa & Marketing e em Governança (RP)

Aos 48 funda a MobConsult consultoria em Mobilidade Urbana

Aos 49 se torna publisher da Revista Mobilidade Urbana

Aos 50 consolida a ShopConsult Viagens & Eventos que realiza emissões técnicas internacionais com foco em Mobilidade urbana, em planejamento urbano e Cidades inteligentes, e ainda, em turismo sustentável. Já seguiu para quase 40 países, em 32 missões e viagens técnicas, embarcando mais de 700 pessoas, e em centenas (500) de visitas técnicas e de conteúdo, com grupos de 6 a 30 pessoas.

Aos 52 Cria o aplicativo TripOrganizer, Sua Viagem na Palma da mão, grande ferramenta, ainda exclusiva a seus clientes.

Aos 53 desmembra a empresa criando a TripConsult que passa a cuidar exclusivamente das operaçoes de Viagens Técnicas a partir de conteúdo próprio e de terceiros.

Aos 54 monta em Barcelona a AIBBE, Agencia Internacional de Business Brasil Espanha com grupo de aliados internacionais em vários segmentos. Atua principalmente no diagnóstico e preparação de empresas, associações, universidades, projetos, processos e pessoas físicas com interesses em internacionalização.

Aos 56 se associa a grupo importante de players e cria a PlaySand Deportes de Playa começando por Barcelona. A AIBBE aumenta seu escopo e cria o e-commerce Brazilian Fit Store atendendo a produtos brasileiros na Europa. Em BCN cria com a esposa a Guaraná FIT Store com linha diferenciada de produtos esportivos e personalizados em atendimento ao mercado Europeu.

Membro da Camara de Comercio Brazil Catalunya (Barcelona/Espanha) e Associado da rede Cities For Mobility (Stuttgart/Alemanha)

Aos 60 pretende montar apenas empreendimentos ligados à felicidade!

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