Empresas e organizações devem estar permanentemente na busca pelas melhores vantagens competitivas, sempre focadas em seus negócios, na concorrência, na perenização de seus mercados, e na ampliação de sua abrangência também em cenários internacionais transformando seu empreendimento em uma marca global e sintonizada com o mundo.
Esta decisão imprime às empresas um novo vértice de planejamento buscando alternativas que as façam diferentes na percepção dos mercados sobre seus produtos, projetos e serviços.
Em momentos de instabilidade econômica, moeda em desvalorização frequente, e de forma a garantir uma efetiva vantagem frente a seus concorrentes, muitas empresas, de todos os portes, tem buscado a solução pela internacionalização de seu negócio.
A todos os clientes que buscam por esta etapa recomendamos um belo e assertivo estudo de mercado para que se entenda quais as variáveis, facilidades e desafios que irão encontrar nesta primeira etapa, esta sim que pretende dar o “norte” aos empreendedores de qualquer tamanho.
Internacionalizar e empreender no exterior exige conhecimento do mercado em que pretende atuar, sua legislação, competitividade, mão de obra, processos e infra estrutura, concorrência, aspectos fiscais, associações correlatas, e basicamente o domínio de custos. Eleger um país para territorializar sua empresa, associação, universidade, seus produtos e serviços é uma especial boa estratégia, escolhendo assim um ecossistema amigável para recepção de sua empresa, e assim expandir em novos mercados continentais. Mais ainda, entender o que fazer e como fazer encurta caminhos e previne os empreendedores de implantações mal resolvidas por conta da ausência de um bom diagnóstico inicial.
Nossa equipe já atendeu muitas empresas, associações, entidades e pessoas com este mesmo foco, neste caso para internacionalização na Europa a partir de Barcelona, na Espanha. A maioria encontrou seu caminho seguindo cada etapa deste processo, alguns entenderam por preparar melhor suas estratégias para este importante degrau que os colocará à frente de sua concorrência.
- Enxergando uma associação provendo seus associados de relacionamentos comerciais, institucionais e acadêmicos diferenciados, amparados e apoiados por outras instituições abrindo mercados e horizontes de conhecimento, gestão e inovação.
- Para empresas que pretendem iniciar etapas de exportação, ou mesmo prevendo a produção de produtos no exterior.
- Para uma universidade na obtenção de convênios, de validação de diplomas e equiparação de ensino, assim como intercâmbios e atividades acadêmicas de pesquisa e expansão.
- Para pessoas com foco em carreira, em mercados exponenciais, em visão de futuro.
- Para Startups encontrando ecossistemas amigáveis repletos de recursos e sedentos por projetos.
Todos tem algo em comum: a necessidade do entendimento e da hora certa da decisão, do planejamento comercial, fiscal e financeiro, como poderão abrir sua empresa no exterior, quais as facilidades se for cidadão da União Européia, os tempos e movimentos.
Procure sempre um bom especialista e desejamos boa sorte nestes novos tempos, onde sua percepção do amanhã já lhe mostra como está hoje.
Hamilton Lyra Adriano
International Development
CEO AIBBE Internacional