Porque empreender na Espanha

Facebook
Twitter
LinkedIn

Quando observamos o mercado de tecnologia da informação, temos uma verdadeira ebulição em quase todos os países da Europa. Baseadas em uma economia limpa, as empresas de tecnologia representam um evidente mercado. 

Este mercado além de crescente vive uma boa oferta de funding ou linhas de financiamento estatal com juros muito baixos perto do zero ao ano. Estamos falando de empresas europeias que podem atender o mundo todo. 

A Espanha, por sua vez, se destaca na facilitação e incentivo à criação de pequenas empresas em seu território. Em geral, qualquer cidadão, independente de nacionalidade, pode empreender no país, sem desembolsar um capital social muito alto.

É possível também aproveitar financiamentos e auxílios governamentais. Em 2017, por exemplo, foram mais de 1,2 milhão de euros oferecidos pelo governo espanhol para startups.

No país espanhol, as comunidades independentes têm muita liberdade para criar suas próprias políticas para atrair investidores. Isso significa que Catalunha, Galícia, comunidade valenciana, entre outras, podem lançar iniciativas próprias, que ajudam aqueles empreendedores que decidirem se instalar em suas regiões.

São tantos os motivos pelo qual se tornar um empreendedor na Espanha, que elencamos os 3 favoritos dos brasileiros:

1. Ótimos auxílios governamentais

Por conta da Lei dos Empreendedores (aprovada em 2013), com a intenção de impulsionar a criação de empresas e de postos de trabalho, a Espanha passou a oferecer incentivos fiscais, medidas para melhorar o financiamento, créditos fiscais, incentivos ao investimento estrangeiro, redução da burocracia e maior proteção jurídica para o empreendedor.

2. Mercado abrangente 

Segundo o levantamento do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), em 2018 a economia espanhola teve uma alta de 2,5% do PIB. 

Selecionamos alguns segmentos que estão em alta na Espanha para que você aproveite esse crescimento da economia e consiga empreender em negócios rentáveis e que podem ser iniciados com um baixo investimento. São eles: comida saudável, sucos detox, cervejas artesanais, food bikes, desenvolvimento de aplicativos, self-service, merchandising, produção de vídeos, serviços em domicílio, roupas esportivas e agências de traduções.

3. Vantagens do visto

O visto de empreendedor na Espanha dá o direito de você levar seus familiares de primeiro grau e dependentes financeiros, que também terão permissão para trabalhar no país. Além disso, após apenas 2 anos vivendo de maneira legal no país, já é possível solicitar a cidadania espanhola. 

Bom, agora vamos falar um pouco sobre os vistos para quem quer empreender na Espanha: 

  • Visto para empreendedor:

Abrir empresa na Espanha é um processo burocrático, mas que garante ao imigrante algumas vantagens. Para começar o processo você terá que apresentar um plano de negócios que comprove a sua viabilidade, ter um perfil profissional apropriado para a função, provar porque a sua empresa seria interessante para o mercado espanhol, além de informar a quantia a ser investida. 

  • Golden Visa

As exigências são semelhantes, mas um pouco mais rígidas do que para o visto de empreendedor comum. Você terá que comprovar a quantia de capital a ser investido, suas capacidades profissionais, e ainda precisará mostrar como o seu negócio impacta positivamente o país. 

Gostou das vantagens de empreender na Espanha? Conhece mais alguma? Comente aqui embaixo!

Nós te ajudamos a transformar seu sonho em realidade. 

Entre em contato conosco para mais informações.

Picture of Hamilton Lyra

Hamilton Lyra

Sobre - Hamilton Lyra Adriano - 56 ANOS
Iniciou vida profissional em empresa familiar ligada ao comércio e com tradição em Florianópolis.

Aos 18 monta sua primeira empresa, Naturalife Sportwear
Aos 22 segue carreira na Localiza Rent a Car, franquia estadual por 12 anos

Aos 34 entra para o Grupo Habitasul gerenciando o Jurerê Open Shopping reedificando o conceito que até hoje perdura de Life Style em shopping aberto, sendo o primeiro empreendimento aberto a se associar na ABRASCE

Aos 38 abre a ShopConsult Marketing & Eventos com a expertise adquirida em suas experiências anteriores em eventos, em imagem corporativa & Marketing e em Governança (RP)

Aos 48 funda a MobConsult consultoria em Mobilidade Urbana

Aos 49 se torna publisher da Revista Mobilidade Urbana

Aos 50 consolida a ShopConsult Viagens & Eventos que realiza emissões técnicas internacionais com foco em Mobilidade urbana, em planejamento urbano e Cidades inteligentes, e ainda, em turismo sustentável. Já seguiu para quase 40 países, em 32 missões e viagens técnicas, embarcando mais de 700 pessoas, e em centenas (500) de visitas técnicas e de conteúdo, com grupos de 6 a 30 pessoas.

Aos 52 Cria o aplicativo TripOrganizer, Sua Viagem na Palma da mão, grande ferramenta, ainda exclusiva a seus clientes.

Aos 53 desmembra a empresa criando a TripConsult que passa a cuidar exclusivamente das operaçoes de Viagens Técnicas a partir de conteúdo próprio e de terceiros.

Aos 54 monta em Barcelona a AIBBE, Agencia Internacional de Business Brasil Espanha com grupo de aliados internacionais em vários segmentos. Atua principalmente no diagnóstico e preparação de empresas, associações, universidades, projetos, processos e pessoas físicas com interesses em internacionalização.

Aos 56 se associa a grupo importante de players e cria a PlaySand Deportes de Playa começando por Barcelona. A AIBBE aumenta seu escopo e cria o e-commerce Brazilian Fit Store atendendo a produtos brasileiros na Europa. Em BCN cria com a esposa a Guaraná FIT Store com linha diferenciada de produtos esportivos e personalizados em atendimento ao mercado Europeu.

Membro da Camara de Comercio Brazil Catalunya (Barcelona/Espanha) e Associado da rede Cities For Mobility (Stuttgart/Alemanha)

Aos 60 pretende montar apenas empreendimentos ligados à felicidade!

Deixe um comentário

Assine nossa news letter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Fale Conosco Agora