Quando observamos o mercado de tecnologia da informação, temos uma verdadeira ebulição em quase todos os países da Europa. Baseadas em uma economia limpa, as empresas de tecnologia representam um evidente mercado.
Este mercado além de crescente vive uma boa oferta de funding ou linhas de financiamento estatal com juros muito baixos perto do zero ao ano. Estamos falando de empresas europeias que podem atender o mundo todo.
A Espanha, por sua vez, se destaca na facilitação e incentivo à criação de pequenas empresas em seu território. Em geral, qualquer cidadão, independente de nacionalidade, pode empreender no país, sem desembolsar um capital social muito alto.
É possível também aproveitar financiamentos e auxílios governamentais. Em 2017, por exemplo, foram mais de 1,2 milhão de euros oferecidos pelo governo espanhol para startups.
No país espanhol, as comunidades independentes têm muita liberdade para criar suas próprias políticas para atrair investidores. Isso significa que Catalunha, Galícia, comunidade valenciana, entre outras, podem lançar iniciativas próprias, que ajudam aqueles empreendedores que decidirem se instalar em suas regiões.
São tantos os motivos pelo qual se tornar um empreendedor na Espanha, que elencamos os 3 favoritos dos brasileiros:
1. Ótimos auxílios governamentais
Por conta da Lei dos Empreendedores (aprovada em 2013), com a intenção de impulsionar a criação de empresas e de postos de trabalho, a Espanha passou a oferecer incentivos fiscais, medidas para melhorar o financiamento, créditos fiscais, incentivos ao investimento estrangeiro, redução da burocracia e maior proteção jurídica para o empreendedor.
2. Mercado abrangente
Segundo o levantamento do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), em 2018 a economia espanhola teve uma alta de 2,5% do PIB.
Selecionamos alguns segmentos que estão em alta na Espanha para que você aproveite esse crescimento da economia e consiga empreender em negócios rentáveis e que podem ser iniciados com um baixo investimento. São eles: comida saudável, sucos detox, cervejas artesanais, food bikes, desenvolvimento de aplicativos, self-service, merchandising, produção de vídeos, serviços em domicílio, roupas esportivas e agências de traduções.
3. Vantagens do visto
O visto de empreendedor na Espanha dá o direito de você levar seus familiares de primeiro grau e dependentes financeiros, que também terão permissão para trabalhar no país. Além disso, após apenas 2 anos vivendo de maneira legal no país, já é possível solicitar a cidadania espanhola.
Bom, agora vamos falar um pouco sobre os vistos para quem quer empreender na Espanha:
- Visto para empreendedor:
Abrir empresa na Espanha é um processo burocrático, mas que garante ao imigrante algumas vantagens. Para começar o processo você terá que apresentar um plano de negócios que comprove a sua viabilidade, ter um perfil profissional apropriado para a função, provar porque a sua empresa seria interessante para o mercado espanhol, além de informar a quantia a ser investida.
- Golden Visa
As exigências são semelhantes, mas um pouco mais rígidas do que para o visto de empreendedor comum. Você terá que comprovar a quantia de capital a ser investido, suas capacidades profissionais, e ainda precisará mostrar como o seu negócio impacta positivamente o país.
Gostou das vantagens de empreender na Espanha? Conhece mais alguma? Comente aqui embaixo!
Nós te ajudamos a transformar seu sonho em realidade.
Entre em contato conosco para mais informações.